Trabalhamos com uma metodologia própria que assessora as organizações públicas desde o diagnóstico até a avaliação do impacto da gestão e do relacionamento com as partes interessadas. Utilizamos também metodologias de outros autores para aprimorar a gestão integrada de negócios e relações públicas de cada organização.
Acreditamos nos resultados sociais e econômicos originários das relações. Para isto, é fundamental compreendermos que as relações se dão, na prática, por meio das mais diversas iniciativas que proporcionam interação entre os atores sociais. As interações ocorrem em diferentes níveis de intensidade e, quanto maior a intensidade, maior é a probabilidade de efetivar um relacionamento; etimologicamente o relacionamento é uma consequência da relação.
O nível 1 de interação é aquele que tem como objetivo informar as partes interessadas. Este tipo de interação ocorre por meio do cumprimento das normas competentes (inclusive do Tribunal de Contas da União), pois as organizações públicas têm o dever de ser transparentes e de informar à sociedade sobre a prestação de contas. Assim, as atividades-fim de orientar, disciplinar e fiscalizar, bem como o conteúdo que deve ser disponibilizado no Portal da Transparência são exemplos que competem ao primeiro nível de interação.
O nível 2 de interação tem como objetivos informar e comunicar. É o momento em que as organizações públicas informam sobre suas iniciativas e também demonstram preocupação com os resultados alcançados. Informar é parte do princípio da publicidade e do dever de transparência. Comunicar é demonstrar que, além de informar e cumprir com a legislação, há interesse em saber a opinião e o retorno daquilo que foi percebido pelas partes interessadas.
O nível 3 de interação tem como objetivos informar, comunicar e gerar oportunidades de participação para os cidadãos. Neste nível, as organizações criam atividades e projetos, e convidam as principais partes interessadas para participarem. São iniciativas planejadas desde o princípio para proporcionar uma experiência positiva para os envolvidos.
O nível 4 de interação tem como principal objetivo gerar vínculo com as partes interessadas. Desse modo, as iniciativas já contemplaram, em algum momento, os níveis anteriores de informar, comunicar e gerar oportunidades de participação aos cidadãos. Para atingir este nível de interação com as partes interessadas, é fundamental que as organizações planejem ações de forma colaborativa, isto é, que proporcionem encontros, reuniões e grupos de trabalho incentivando o diálogo e a efetiva participação dos indivíduos. É buscar mais do que resultado; é gerar valor e impacto.
A Metodologia da Relação em Relações Públicas é uma ferramenta teórico-metodológica inovadora que ajuda profissionais de comunicação a diagnosticar, planejar, implementar e avaliar as relações de comunicação de negócio, a fim de obter resultados sociais e econômicos com o relacionamento entre atores sociais, em especial entre organizações públicas e todo seu ecossistema de públicos.
"Relações Públicas é a ciência que estuda e planeja relações de comunicação entre atores sociais com o propósito de construir uma boa reputação. Na prática, a maneira como cada ator social constrói essa relação muda de acordo com o nível de interação planejado” (Dreyer, 2021, p. 31)
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